Colégio Viva

ANOS INICIAIS

É uma fase extremamente delicada do percurso escolar.

Nesse período, a nossa atenção está totalmente focada em estabelecer uma perfeita articulação entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, com o olhar atento para todas as mudanças vividas pelos estudantes (cognitivas, emocionais, sociais entre outras).

Busca-se consolidar as experiências lúdicas vivenciadas na educação infantil e sua PROGRESSIVA SISTEMATIZAÇÃO em forma das primeiras NOÇÕES desenvolvidas a partir dos conhecimentos apresentados.

Nessa fase, as crianças ganham autonomia nos deslocamentos, vivências e movimentos e, dessa forma, ampliam as interfaces de interação com o mundo e também sua relação com as linguagens, possibilitando novas aprendizagens na escola e para além dela.

Estimulamos o PENSAMENTO CRIATIVO, LÓGICO E CRÍTICO por meio das nossas atividades pedagógicas, potencializando os momentos de formulação de questionamentos e perguntas, dando autonomia e favorecendo a participação ativa.

Continuamos estimulando a IMAGINAÇÃO das crianças e a capacidade de formulação de hipóteses sobre os acontecimentos cotidianos para que assim sejam ampliadas as possibilidades de autoconhecimento, de sentimento de pertencimento aos grupos sociais, interação com as manifestações culturais e sua diversidade e harmoniosa relação com o meio ambiente.

Importante também sinalizar que, nessa fase de desenvolvimento, as crianças precisam ser trazidas para o mundo da aprendizagem a partir de situações e interesses manifestos por elas mesmas, para que, progressivamente, sejam instrumentalizadas de tal forma que, autonomamente, elas passem a aprender o mundo e a expressar-se sobre ele em todas as suas dimensões.

Os conhecimentos aqui já estão divididos em cinco ÁREAS DE CONHECIMENTO e os COMPONENTES CURRICULARES estão organizados em COMPETÊNCIAS e HABILIDADES muito bem planejadas e trabalhadas por nossa equipe.

O COLÉGIO VIVA convida você e toda a sua família a compartilhar desta etapa tão bonita do desenvolvimento humano, com competência, acolhimento e cuidado!