Colégio Viva

EDUCAÇÃO INFANTIL

Jean Piaget nos ensina que a infância é o tempo de maior criatividade da vida humana.

Entendendo assim, a nossa EDUCAÇÃO INFANTIL é a etapa onde, INTENCIONALMENTE, buscamos extrapolar todos os limites da criatividade e da imaginação.

E vocês podem perguntar: “Mas a escola não é apenas para que o estudante aprenda? A educação infantil não é só pra brincar?”

Essas são questões que recorrentemente vemos circular. Percebemos a dificuldade que as pessoas, de forma em geral, têm de entender o que é o “aprender” e o “brincar” na escola.

Na verdade, nos dias de hoje, determinadas competências tão próprias da infância são extremamente necessárias no mundo adulto e competitivo. A criatividade, a proatividade, a flexibilidade, a imaginação, a capacidade de relacionar extremos são habilidades ímpares nos dias atuais e extremamente presentes na infância. Então, a Educação infantil precisa atuar estimulando e fazendo reverberar essas habilidades infantis, além de ser a escola o espaço contíguo à família e, portanto, para crianças nessa faixa etária, lugar de educar e cuidar, ações indissociáveis no processo educativo.

No COLÉGIO VIVA, na educação infantil, todos os DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO são garantidos e, com planejamento e INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA, a criança observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e constrói CONHECIMENTO mais sólido e significativo.

Trabalhamos aqui os CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Cada CAMPO inclui os saberes necessários para o desenvolvimento das potencialidades das crianças.

1. O EU, O OUTRO E O NÓS – Construção das primeiras noções de interações sociais, além da família e o respeito às regras de convivência.
  2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS – Consciência corporal, psicomotricidade, saúde são apenas algumas das possibilidades desse campo. Por meio de música, arte e teatro, as crianças são incentivadas aos cuidados e preservação do corpo e a fazer o melhor uso dele.
  3. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS – Aí é o local da convivência e experimentação das diversas manifestações artísticas. Muito colorido, movimento, texturas e materiais.
  4. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES – Esse é o lugar da descoberta dos espaços, da multidimensão temporal, dos fenômenos naturais, das quantidades de materiais, volumes e tantas outras descobertas.
  5. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO – Aqui são trabalhados todos os aspectos da comunicação. Linguagens verbal e não verbal são trabalhadas cotidianamente e mecanismos básicos são elaborados para que a criança possa começar a participar ativamente dos processos orais tão próprios da condição de pertencimento aos grupos sociais.

Absolutamente, todas as nossas ações na EDUCAÇÃO INFANTIL são recheadas de LUDICIDADE, pois compreendemos que a EDUCAÇÃO INFANTIL é o lugar de BRINCAR E APRENDER BRINCANDO.